CONSULTORIA JURÍDICA ESPECIALIZADA

Temos como foco o atendimento das necessidades jurídicas dos profissionais da medicina e da indústria do setor de saúde.

Fale Conosco

Cenário atual do setor da saúde no Brasil

No setor de saúde, o alto nível de competição, a capacidade de movimentar valores elevados, a forte regulação incidente no setor e a costumeira utilização de terceiros envolvidos ao longo da cadeia de negócios, contribuem para deixá-lo extremamente vulnerável aos riscos de corrupção.

Reiterados escândalos de corrupção envolvendo importantes “players”, acabaram por macular a imagem do setor no país.

Com a chegada da Lei 12846/2013, conhecida popularmente como Lei da Empresa Limpa ou Lei Anticorrupção, vieram também necessidades evidentes de mudanças para o setor, exigindo das empresas um novo jeito de se fazer negócio, dessa vez, utilizando-se de parâmetros pautados na ética, integridade e transparência negocial.

Esse novo jeito de fazer negócio aderiu ao movimento de combate a corrupção amplamente fomentado internacionalmente, cujo pioneirismo se encontram nas normativas desenvolvidas pelos EUA e pelo Reino Unido.

Sendo assim, o combate a corrupção deve fazer parte do planejamento estratégico das empresas idôneas atuantes no setor, de modo a evitar entraves no desenvolvimento do seu negócio, tais como, danos à imagem, diminuição de competitividade, perda de licenças e autorizações, pagamento de multas, impedimento de se relacionar com o Estado, seja pelo impedimento de participar de licitações, seja pelo impedimento de receber subsídios financeiros públicos.

Dessa forma, com foco na sustentabilidade de seu negócio e na contribuição para uma mudança na imagem do setor da saúde no Brasil, o empresário deverá compreender a realidade de que seguir normas de Compliance deixou de ser uma opção, mas sim, uma questão de sustentabilidade negocial a ser considerada em seu modelo de negócio.